Alma da Bola

alma=princípio da vida, sentimento, generosidade, coração
bola= artefato esférico de borracha ou de outro material, freqüentemente envolto de couro, que, em geral salta por efeito da elasticcidade, e é usado em diversos esportes

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista especializado em marketing esportivo. Gosta de história e de uma boa cerveja.

quarta-feira, maio 10, 2006

Uma nova guerra anglo-espanhola

Primeiramente gostaria de me desculpar por todo este tempo sem publicar nada. Eu pensava que estava com uma gripe, mas segundo o médico é aquela velha bronquite, enfim. Vamos falar um pouco sobre os súditos do Rei e da Rainha que estarão frente a frente logo mais. Espanha e Inglaterra iniciam nesta quarta-feira em Eindhoven, na Holanda, com Sevilla e Middlesbrough, a final da Copa da UEFA ou, a primeira disputa para saber que é o dono do futebol no continente. Na próxima semana Barcelona e Arsenal, na Copa dos Campeões, selam os combates que se iniciaram há muito tempo.

Entre 1585 e 1604, o reino de Inglaterra, da Rainha Elizabeth I e o de Espanha, do Rei Filipe II, travaram pelos mares mundo afora. Os motivos foram político-econômicos, os espanhóis se opuseram ao contrabando de escravos feitos pelos ingleses em suas colônias das Índias Ocidentais e também religiosos, a oposição entre o catolicismo e o anglicanismo inglês, que em 1587 deixou os católicos inconformados ao executar a católica Rainha Maria I de Escócia.

Após o Tratado de Londres, assinado pelos reis Filipe III, filho de Filipe II, e James I, sucessor católico do trono inglês, a guerra chegou ao fim. O estoque de ouro dos espanhóis estava acabando e não havia mais motivos para a questão religiosa já que ambos eram católicos. O principal saldo da Guerra ficou para a Inglaterra que inspiração necessária para fazer-se potência naval nos séculos posteriores.

Histórias à parte, a economia e a religião, estarão fora de contexto, ao menos em um primeiro momento. Curiosamente neste momento pré-Copa, ambos os países parecem, ao menos em tese, estarem à frente dos concorrentes do continente. Eu disse em tese. Outro dado interessante é a “invasão espanhola” no futebol inglês. Liverpool e Arsenal têm jogador espanhol em seus plantéis, algo novo, tendo em vista que a Espanha, com sua forte liga, não tem tradição em exportar jogadores.

A final da Copa da UEFA irá opor dois times que fazem campanhas irregulares em seus respectivos campeonatos. O Sevilla é o quinto na Liga Española, enquanto o Boro, apelido do ex-time de Juninho Paulista, é apenas o décimo quarto na Premier League.

A equipe espanhola pode ser considerada, pode até ser vista como mais habilidosa, porém não podemos nunca subestimar o futebol inglês, afinal eles sempre nos oferecem surpresas, vide as finais da Champions League de 1999 e do ano passado.

Brasileiros não irão faltar ao duelo. Renato, Luís Fabiano, Daniel Alves e Adriano pelo lado andaluz e Doriva (ele mesmo) e Fábio Rochembach (que ano passado perdeu a final com o Sporting Lisboa para o CSKA Moscou) pelo lado inglês.

Quem quer que seja o vencedor, dessa vez apenas a “corte” futebolística irá decidir quem é o melhor. Aliás, semana que vem teremos o “Duelo Definitivo”, Barcelona e Arsenal, mas isso é assunto para depois, deixe-me preparar meu vinho ou meu chá para assistir esta grande final.

Share |
posted by Guy Júnior | 3:21 PM

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Na Uefa, deu Sevilla de goleada. E anota aí: na Champions, vai dar Arsenal! Vai ser um repeteco do Milan x Liverpool de 2005...

E, claro, no fim do ano, vai rolar um São Paulo x Arsenal na final do Mundial.

Abraço!

12:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que nesse confronto, vai dar 2 x 0 Espanha. Fácil.

4:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

O texto está muito bem escrito e o paralelo com fatos históricos é bastante interessante; porém gostaria de averiguar a veracidade dos fatos históricos aqui mencionados, pois sabemos que não podemos tomar como certa qualquer informação encontrada na internet.

Obrigado pela atenção.

7:54 PM  

Postar um comentário

<< Home