Alma da Bola

alma=princípio da vida, sentimento, generosidade, coração
bola= artefato esférico de borracha ou de outro material, freqüentemente envolto de couro, que, em geral salta por efeito da elasticcidade, e é usado em diversos esportes

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista especializado em marketing esportivo. Gosta de história e de uma boa cerveja.

domingo, abril 16, 2006

Que saudade dos estaduais

No domingo passado, importantes praças e avenidas do país estavam superlotadas de apaixonados. De todos os lados vinham os torcedores com as cores em todas as partes do corpo. Bandeiras tremulavam e fogos desfilavam pelo ar. Um grito comum nestes locais Brasil afora: É Campeão!

Enquanto de um lado das cidades, uns comemoravam, exaltavam seus heróis (alguns deles renascidos, outros até pouco tempo anônimos), de outro a tristeza era acompanhada de um clima de funeral, uns caíram de divisão, outros ficaram com o vice e todo o restante nada teve a comemorar. O próximo dia nos locais de trabalho já tinha um assunto pré-definido. Os campeões estaduais.

Mas agora esqueça tudo o que passou. Uma semana, é, hoje em dia, uma eternidade no futebol mas a fila anda. Os Titãs me inspira neste momento, “Os melhores times de todos os tempos da última semana” são agora apenas a postulantes a campeões das divisões do Campeonato Brasileiro que iniciam neste final de semana. Alguns jogos inclusive já aconteceram no sábado de aleluia.

Apenas seis dias, sem contar as disputas de Copa do Brasil e Libertadores, é o que divide o time de um sucesso ou fracasso nos regionais para uma nova etapa de trabalho. Imaginemos com que ânimo a nossa gloriosa Portuguesa irá entrar em campo menos de uma semana após ser rebaixada para a segunda divisão do Paulistão. Sem contar que na série B seu objetivo será exatamente o oposto, subir.

Tenho saudades dos antigos estaduais onde as equipes o jogavam por seis meses. Eram muito mais disputados e divertidos. Além disso, revelavam muitos jogadores desse interior do Brasil, em um país sub desenvolvido como o nosso, onde o futebol representa uma possibilidade de ascensão social, esse fator é importantíssimo. Mas agora o que vemos? Um campeonato longo, chato, que será interrompido no meio, devido à Copa do Mundo e que muito provavelmente quem largar bem, não chega com fôlego até o final.

Na minha modesta opinião conseguiram acabar com uma das principais características do futebol brasileiro, os campeonatos estaduais. Nenhum outro país extenso como o Brasil possui tantos times de futebol. Precisamos valorizar essa nossa essência. Mas os dirigentes fazem exatamente o contrário, desenham (e de forma errada) um campeonato nos moldes de uma Itália ou Inglaterra, que detalhe, são menores que alguns estados brasileiros.

Oito meses que a maior rede TV do Brasil valoriza como uma grande disputa. Porém ela própria sabe que esses primeiros meses de pouco valerão para a disputa em si. Por esse motivo ficam realizando cansativas propagandas junto ao público: que é só no Brasil que temos tantos favoritos, que isso e que aquilo etc. E pior para justificar apresentam números. Eu, particularmente, não gosto de tentar justificar o futebol apenas a partir das estatísticas. Os números são verdadeiros, porém os homens que os escolhem podem não necessariamente são. Enfim, que chegue logo a Copa do Mundo, pois o Brasileiro só valerá depois dela, e que se Deus quiser, possamos realmente um dia voltar a contemplar os velhos campeonatos regionais como antigamente.

Share |
posted by Guy Júnior | 11:22 AM

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Afe! Acho que eu voltaria pro Canadá se fosse obrigado a agüentar um campeonato estadual de seis meses! Credo!

Os estaduais são, hoje, uma peça de museu. A mim, não fariam falta nenhuma.

E não sei por que o Brasileirão é "chato", como você diz. Ou não foram emocionantes os campeonatos de 2004 e 2005? Só o de 2003, quando o Cruzeiro disparou, é que foi meio sem graça.

Outra coisa: o conceito de que o campeonato só valerá depois da Copa do Mundo é equivocado...Quem pensar assim, pode desistir de levantar a taça numa competição em pontos corridos.

Abraço!

12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ih... o Fábio já está contaminado pela "europeização" do futebol brasileiro. Eu quero Estadual, sim!!! E Estadual com turno e returno, mata-mata, playoff, final em jogo de ida e volta. Caso a gente continue nessa toada, vamos virar, sim, um país como Itália ou Espanha. Cada estado vai ter dois times grandes, no máximo. E o destino de Portuguesas, Guaranis e Atlético-MGs continuará sendo o infindável descenso.

8:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah!!!! E o Brasileiro de pontos corridos é chato, sim! Quem não se lembra do ano passado, com a Ponte e o Botafogo líderes nas primeiras rodadas? Era óbvio que eles não iam conseguir suportar a competição e, claro, caíram pelo meio do caminho... Pelo fim, também, dos cavalos paraguaios, Brasileirão de novo em mata-mata, playoffs, jogos de ida e volta, essas coisas jurássicas, mas muuuito divertidas.

8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também acho legal o mata-mata, mas pra isso já temos a Copa do Brasil e a Libertadores - meu campeonato preferido, como bom são-paulino.

Mas campeonato nacional, o 'campeonato do país', tem que ser em turno e returno, pontos corridos. É mais justo e, sim, é muito emocionante!

9:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bem, ex-alunos fazendo blogs, é isso aí ;-)

9:21 PM  

Postar um comentário

<< Home