Alma da Bola

alma=princípio da vida, sentimento, generosidade, coração
bola= artefato esférico de borracha ou de outro material, freqüentemente envolto de couro, que, em geral salta por efeito da elasticcidade, e é usado em diversos esportes

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista especializado em marketing esportivo. Gosta de história e de uma boa cerveja.

sábado, abril 22, 2006

Vamos palpitar, mas só no boteco

Uma das coisas que mais movimenta a imprensa futebolística (não a desportista) são os palpites. Como o brasileiro gosta de palpitar. Antes de o jogo começar, ou mesmo antes de um campeonato já se tem uma verdadeira profecia dos vencedores e perdedores.

Particularmente eu não tenho nada contra os palpites. Aliás eu adoro dar os meus também. Só não considero de bom senso o procedimento leviano que a crítica esportiva utiliza para palpitar, baseando-se apenas no “achismo”. Em muitos casos os críticos palpitam sem embasamento teórico algum e a função de informar da imprensa acaba sucumbindo.

Um exemplo clássico é falar que o Brasil é o maior favorito da Copa. Até aí nada de errado, porém é muito difícil ouvirmos um palpite, com o formato de comentário que eles assumem, onde são considerados o poderio e as chances de outras seleções. O que esses “palpiteiros” falam de seleções como Inglaterra, Republica Tcheca, Itália, Espanha, Holanda e a Argentina (salvo o fato que o Carlitos Tevez pode jogar a Copa)?

É muito gostoso beber uma cerveja e ouvir coisas absurdas sobre futebol, o boteco é um território livre, algo como a zona neutra entre as duas Coréias. Lá, cada um fala o que bem entender e os outros são obrigados a aceitar, pois sabem qualquer um está autorizado a falar absurdos.

Mas não façamos da crítica esportiva um grande boteco, com todo o respeito ao local. Imprensa é um local para informação e não para esses “achismos”. A conseqüência mais grave disso é, além de desinformar o público, quebrar a cara após um palpite errado. O futebol é o esporte que mais pode surpreender por resultados inusitados, portanto a crítica não pode ficar caminhando pelo perigoso terreno dos palpites, a perda da credibilidade pode ser o seu fim. Deixemos os palpites, absurdos ou sensatos, para a mesa do bar do tipo. Afinal é muito engraçado ouvir coisas como: Você é meu amigão, mas o Togo vai ser campeão mundial fácil, fácil. Grande abraço e até a próxima.

Share |
posted by Guy Júnior | 10:23 AM

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom, agora que eu estou quase me despedindo da crônica esportiva (aliás, neste momento, estou no meu último plantão de fim de semana!!!), aí vão meus palpites:

Campeã - Alemanha (ousado, ousado...)
Vice - Inglaterra
Terceiro - França
Quarto - Argentina

Brasil? É o favorito absoluto, disparado o melhor time do mundo, mas será eliminado pela Itália nas oitavas-de-final.

Eu adoro palpites...

11:24 AM  

Postar um comentário

<< Home