Alma da Bola

alma=princípio da vida, sentimento, generosidade, coração
bola= artefato esférico de borracha ou de outro material, freqüentemente envolto de couro, que, em geral salta por efeito da elasticcidade, e é usado em diversos esportes

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista especializado em marketing esportivo. Gosta de história e de uma boa cerveja.

segunda-feira, maio 01, 2006

Quadrado amarelo? Eu quero é ganhar a Copa


Já que Placar não me convidou para comentar sobre a possibilidade de o Brasil jogar com quatro atacantes na Copa (vulgarmente chamado de quadrado mágico, amarelo ou qualquer outra besteira), na edição de maio, irei expor aqui no Alma da Bola a minha opinião.

Sinto que há uma tentativa da mídia em propagar uma ingenuidade coletiva nos torcedores. Pelo amor de Deus gente, não há como jogar com quatro atacantes na Copa do Mundo!

Na atual era da informação o futebol não possui mais aquele romantismo da surpresa pelo desconhecido. Hoje em dia todo mundo conhece o jogo de todo mundo. E, no caso, o Brasil acaba se tornando ainda mais conhecido, visto que é a seleção em evidência e todos os titulares atuam na Europa. A “galvão-buenística” expressão “Não existe mais time bobo” é totalmente furada. Bobo é quem acredita que teremos facilidades em ganhar a próxima Copa.

O que nosso inconsciente (ou seria o nosso consciente?) apaixonado e torcedor está nos fazendo acreditar? Que as outras seleções vão à Copa para nos assistir jogar? A velha síndrome de achar que só o Brasil sabe jogar futebol. Dá até a impressão que só nós fomos nesses últimos quatro anos no futebol. Enfim…

Mas, voltando ao esquema tático, afinal é isso que Placar quer saber. Seria inviável montarmos uma equipe desta maneira. O futebol moderno requer muita “pegada” no meio-campo, e no campeonato mundial será pior ainda afinal quem não quer por a mão da taça..

A Seleção deve se precaver afim de não ter surpresas desagradáveis, como em 1966 ou 1982. Na primeira fase o time deve se classificar com facilidade, porém todo cuidado será pouco contra o rápido Japão, já que Zico deixou bem claro que irá atacar; contra a aguerrida Austrália, que deve nos oferecer um jogo nos moldes britânicos de força, bolas longas e toques rápidos; e, principalmente, contra a eficiente Croácia e suas duas linhas de quatro jogadores, os croatas devem explorar a todo momento a saída rápida de bola para seus dois centroavantes.

Na fase final os problemas serão maiores, jogar com o “quadrado” poderá ser um suicídio contra Itália ou República Tcheca, prováveis adversários nas oitavas. Os italianos têm na conjugação da defesa e meio-campo o ponto de equilíbrio. Isso resulta em uma eficiência muito grande em contra-atacar, principalmente agora com dois magníficos atacantes Toni e Gilardino, que fazem a diferença na disputada Serie A.

Tanto pior será se os tchecos forem os adversários. Esta é uma das seleção européia que mais me agrada, tem uma defesa sólida (coisa que nós não temos), um meio muito habilidoso (sem qualquer exagero e se alguém quiser me desmentir vou pedir educadamente para que se informe melhor) e um ataque devastador/eficiente. O Brasil deverá evitar que esses times possam descer em rápidos contra-ataques, para isso precisamos de um setor defensivo sólido, fechado na meia-cancha, pois nossos zagueiros não são os melhores do mundo.

Acredito que a melhor escalação do Brasil seja Marcos (nosso melhor goleiro), Cafu (experiente e respeitado por todos), Luisão (bom no jogo aéreo e em grande fase), Roque Jr. (experiente e ainda sabe sair jogando) e Roberto Carlos (o melhor da posição). Edmílson (para a proteção da zaga e um eventual terceiro zagueiro), Émerson (bom na marcação e calejado internacionalmente), Juninho Pernambucano (bom no apoio e pode servir à marcação) e Kaká (o número 1 tão sonhado pelo Zagallo). Na frente Ronaldinho (sem comentários) e Ronaldo (gordo, mas ainda é põe medo nos outros).

Alguns podem achar que é uma equipe defensiva, mas eu diria que está equilibrada e abre espaço para que possamos aproveitar a habilidade de Robinho ou a força de Adriano quando as partidas estiverem complicadas. Toda a cautela é válida. Antes de ganharmos a Copa precisamos não perdê-la, olho vivo pessoal. Pois os olhos dos outros estão bem vivos em cima da gente.

Share |
posted by Guy Júnior | 1:01 PM

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Brilhante texto. Irretocável.

Quadrado mágico é o cacete! Eu quero é ganhar o hexa, porra!

E, mesmo sem o tal quadrado (porque o Parreira pode ser tudo, menos bobo), o Brasil vai perder a Copa. E já nas oitavas. Anotem aí.

Abraço!

3:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sou expert em futebol, mas concordo que atacar com 4 jogadores em tempos que muitos times do mundo se preparam de todas as formas é tolice. O Brasil não tem tradição na defesa, não é preciso ser um doutor em futebol para percebê-lo, basta assistir as copas do mundo! abçs

1:45 PM  

Postar um comentário

<< Home