Alma da Bola

alma=princípio da vida, sentimento, generosidade, coração
bola= artefato esférico de borracha ou de outro material, freqüentemente envolto de couro, que, em geral salta por efeito da elasticcidade, e é usado em diversos esportes

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Jornalista especializado em marketing esportivo. Gosta de história e de uma boa cerveja.

quarta-feira, junho 10, 2009

As Minhas Copas do Mundo – Meras coincidências e surpresas agradáveis







O segundo capítulo de As Minhas Copas do Mundo reúne jogos com coincidências curiosas. A primeira delas é a data, 9 de junho; a segunda é que nos três casos, os jogos era dos anfitriões do torneio; a terceira será descrita logo mais.

Uma coincidência (será isso mesmo?) colocou em campo, a Itália, em 1990; o Japão em 2002; e a Alemanha, em 2006; contra Áustria, Rússia e Costa Rica, respectivamente. A terceira coincidência (isso sim só uma coincidência mesmo) é que os três países eram representantes do eixo.

Se fora dos campos o eixo só nos trouxe surpresas desagradáveis, nesses jogos algo de diferente aconteceu. Em 1990, a Itália apresentou ao mundo um tal Salvatore “Toto” Schilacci, um centroavante com a camisa 19, não muito clássico, mas tipicamente um apaixonado italiano emotivo. Aos 33 minutos do segundo tempo ele acertou uma cabeçada da linha da pequena área para o fundo das redes, dando números finais a um jogo repleto de ingredientes dramáticos no estádio Olímpico de Roma, ainda hoje penso: e se não fosse Toto naquele dia?

O Japão em 2002 conseguiu um grande feito em seus domínios, a primeira vitória em sua história nas Copas. O protagonista foi Junichi Inamoto, um japonesinho loiro que à época jogava no Arsenal. Lembro que todos em casa ficaram muito felizes, o sangue japonês falava mais alto naquele momento. Aquele gol foi muito importante, pois praticamente colocou o Japão na segunda fase do mundial, algo que poucos acreditavam.

Outros incrédulos eram os torcedores alemães em 2006. Mas após o jogo de abertura, quando os germânicos venceram os costarriquenhos por 4x2, o país se uniu finalmente como uma nação. 15 anos depois da queda do muro o futebol conseguiu resgatar o sentimento de nação do povo que mais adora cerveja no mundo. A surpresa? Phillip Lahm, autor do primeiro gol da nova Alemanha. Até amanhã.

Marcadores: , , ,

Share |
posted by Guy Júnior | 12:55 AM

1 Comments:

Anonymous Karina Lima said...

E a saga está animando até essa criatura não-tão-futebolística assim, hein? Adorei o texto! :-)

1:15 PM  

Postar um comentário

<< Home